Morro de São Paulo: como chegar, o que fazer e dicas de viagem

Morro de São Paulo é um destino com belas praias, a apenas 60 quilômetros de El Salvador. Este lugar é perfeito para tomar sol, comer deliciosos ensopados, mergulhar com snorkel ou, melhor ainda, não fazer nada e fazer uma pausa! Confira nossas dicas de Morro de São Paulo para saber o que fazer por lá!

Morro de São Paulo está localizado nos bairros de Tinharé e Cairu, na Bahia, é um pequeno e charmoso destino com suas belezas naturais, gente alegre e simplicidade.

Embora sempre conhecida por suas praias e belezas, a ilha também tem história! O local foi descoberto pelo português Martin Afonso de Souza em 1531, e há vários monumentos históricos da colônia brasileira, quando Morro São Paulo possuía edificações que protegiam Salvador e Itaparica. No período mais recente, a ilha tornou-se um povoado de pescadores até que começou a ser explorada pelo turismo.

O que fazer em Morro de São Paulo

A praia é o principal atrativo do Morro de São Paulo e também é um roteiro turístico para conhecer a região. Tire um tempo do seu roteiro para curtir o pôr do sol na ilha, é sempre lindo!

1 – Primeira Praia de Morro de São Paulo

É a praia de Morro de São Paulo mais próxima do centro da cidade e costuma ser a “entrada” dos turistas. Tem uma praia pequena, não tem muitos restaurantes e nem estrutura de barracas, mas é o fim da tirolesa do Morro de São Paulo, dá para nadar no mar! Este local tem águas cristalinas e, em última análise, não é frequentado por turistas.

2 – Segunda Praia de Morro de São Paulo

É a praia mais badalada do Morro São Paulo, tem vários restaurantes e bares, a música está sempre tocando e muita gente passa por ali. Normalmente é a praia mais movimentada da ilha e a mais procurada pelos jovens. Para quem quer se encontrar, assistir e ser vigiado, este é o lugar certo. Principalmente durante as férias, esta praia tende a ficar lotada!

3 – Terceira praia de Morro de São Paulo

A terceira praia de Morro de São Paulo é o ponto de partida para passeios de barco pela região. A praia tem águas cristalinas, há alguns restaurantes, mas nem todas as pessoas da segunda praia. A piscina natural se forma quando a maré está baixa, que é a melhor época para visitar, e quando a maré está alta, a água do mar quase engole toda a areia. Esta praia tem pedras, por isso tome cuidado ao caminhar, e também há várias pousadas de boa qualidade.

4 – Quarta Praia de Morro de São Paulo

A Quarta Praia de Morro de São Paulo possui um extenso areal, uma piscina natural formada na maré baixa e águas mornas. Fica longe do centro da cidade. É uma das melhores opções para quem busca sossego e tranquilidade na ilha, pois possui um pequeno público. São vários hotéis e restaurantes em sua extensão, que é bem mais vazia do que outras praias da ilha! Muita gente aproveita para alugar uma bicicleta e passear pela Quarta e Quinta Praias.

5 – Quinta Praia de Morro de São Paulo (Praia do Encanto)

Essa praia no Morro, São Paulo, se chama Quinta Praia ou Praia do Encanto, é quase deserta e bem preservada, com pouquíssima movimentação de pessoas e comércio. Quando a maré está baixa, o mar recua muito, aparecem alguns bancos de areia e a praia se estende por muito tempo. É uma praia de difícil acesso, longe da vila, por isso as pessoas que a visitam costumam andar de bicicleta, táxi ou carruagem. Se gosta de caminhar também pode caminhar!

6 – Praia de Gamboa

Gamboa é um vilarejo próximo ao Morro de São Paulo, que oferece uma ótima praia para quem busca lugares menos frequentados. Pode-se chegar de barco ou caminhar por cerca de 40 minutos na maré baixa. Nas caminhadas, pode-se tomar um banho de lama no caminho para deixar a pele mais hidratada. Uma boa opção é caminhar (sempre na maré baixa) e depois voltar de barco. Na Praia da Gamboa existem vários restaurantes para quem quer almoçar e passar o dia ali.

Passeios em Morro de São Paulo

7 – Passeio de Volta à Ilha

O Tour de Volta à Ilha é a principal excursão em Morro de São Paulo, com um passeio de barco pelas ilhas do arquipélago de Tinharé, permitindo que você desfrute de alguns dos principais atrativos do arquipélago no mesmo dia. Tem a duração de todo o dia, saindo da Terceira pela manhã, parando na piscina natural de Guarapuã no Morro, em São Paulo e / ou na piscina do Morel em Boipaba, Boipaba é uma das que oferece a ilha vizinha mais Tranquila.

Depois de mergulhar na piscina, o barco segue para outros lugares, como a Praia de Cueira e a Boca da Barra, que também ficam em Boipaba, onde pode saborear a gastronomia de seus restaurantes, ou simplesmente curtir a praia. Finalmente, o passeio pára em Kailu, onde está localizado o arquipélago, e você pode visitar o Mosteiro de San Antonio.

8 – Admirar o pôr-do-sol

Apreciar a noite pode parecer uma atividade trivial, mas em São Paulo Morro, faz parte do plano e proporciona uma aparência incrível que não pode ser ignorada. Na ilha existem vários lugares para curtir o pôr do sol, um dos lugares mais famosos é a Toca do Morcego, onde há música, bebidas e travesseiros, onde você pode sentar e apreciar a vista.

Outra opção é ir ao Forte do Morro de São Paulo, onde existem ruínas e muralhas antigas, onde você pode sentar e assistir ao pôr do sol. A noite também pode ser aproveitada na Segunda Praia e em outros bares locais – é importante reservar essa hora do dia para apreciar essa beleza natural, tão simples e tão bonita ao mesmo tempo!

9 – Praticar mergulho ou snorkeling

Visitar o Morro de São Paulo, com seus diversos cenários paradisíacos e piscinas naturais, é uma ótima oportunidade para praticar snorkeling ou mesmo mergulho e ficar fascinado pela vida marinha. Diferentes agências locais realizam atividades de mergulho, e para snorkeling, você pode aproveitar a maré baixa da praia para fazer você mesmo. Se você já tem máscara de mergulho e tênis, não se esqueça de colocá-los na mala!

10 – Forte de Morro de São Paulo

Essa antiga fortaleza, também conhecida como Fortaleza de Tapirandú, foi construída em 1630 e, como muitos outros fortes do país, foi construída de pedra e óleo de baleia. Construído para proteger o Arquipélago de Tinharé e a Baía de Todos os Santos de invasões estrangeiras, embora atualmente esteja em ruínas, é um lugar muito bacana em Morro de São Paulo, principalmente no final da tarde quando os moradores. lá com turistas.

11 – Mirante da Tirolesa de Morro de São Paulo

Na verdade existe uma montanha no Morro de São Paulo, onde estão localizados o farol do Morro, o equipamento de sinalização marítima e o mirante da Tirolesa. A tirolesa proporciona uma experiência incrível, com 320 metros de extensão, e o ponto final é o banho na segunda praia do Morro em São Paulo. Mesmo que não pretenda participar nesta atividade, vale a pena visitar este local, pois de lá poderá desfrutar de vistas espectaculares e incríveis vistas panorâmicas sobre a praia da zona.

Dicas de Morro de São Paulo

Traga roupas leves, protetor solar e calçados confortáveis. O clima lá é quente, o ambiente é descontraído e não são necessárias formalidades.

Além disso, tente viajar com leveza, para que seja cada vez mais fácil de se mover ao longo do caminho.

Ao desembarcar em Morro de São Paulo, você verá alguém se oferecendo para ajudá-lo a carregar sua bagagem. Se a sua bagagem for pesada, este serviço pode ser uma boa opção, mas é sempre bom combinar a quantidade com antecedência.

Hoje em dia, os cartões de crédito podem ser usados ​​para pagar muitos serviços no Morro de São Paulo, mas é sempre bom pagar uma pequena taxa à vista, principalmente porque os caixas eletrônicos da ilha podem não estar disponíveis. Portanto, para sacar dinheiro do continente, não conte com os caixas eletrônicos de Moro, em São Paulo.

Prepare-se para caminhar … A maioria das atividades em Morro São Paulo é feita a pé!

Deixe um comentário