Como viajar pelo mundo com hospedagem de graça

Boa parte do nosso orçamento de viagem costuma ir para acomodação, não é mesmo? Se antigamente a única maneira de conseguir hospedagem de graça era ficar na casa de amigos ou parentes, hoje existe dezenas de sites para viajantes que querem reduzir esse custo a zero.

Para ajudar você a embarcar nessa, explicamos duas maneiras de se hospedar sem pagar nada: ficar na casa de locais ou trocar suas habilidades por estadia.

Hospedagem de graça: plataforma de hospedagem gratuita!!

Enquanto algumas pessoas disponibilizam suas casas para viajantes por dinheiro, em plataformas como Airbnb, outras o fazem de graça simplesmente pelo intercâmbio cultural.

Alguns podem achar estranho ficar na casa de alguém que nunca viram na vida ou, mais inusitado ainda, abrir seu lar para um completo desconhecido. Mas 14 milhões de pessoas discordam!

Esse é o número de usuários do Couchsurfing, a principal plataforma de hospedagem gratuita. Veja o que você precisa saber para aproveitar essa maravilha dos viajantes em modo econômico!

Hospedagem de graça: como trocar trabalho por hospedagem?

Outra forma de não gastar com acomodação é oferecer suas habilidades e algumas horas de trabalho em troca de estadia, o que ficou conhecido como work exchange.

Existem inúmeras plataformas que conectam viajantes a estabelecimentos que recebem voluntários; algumas das mais conhecidas são:

A seguir, vamos abordar detalhadamente o Worldpackers e o Workaway, que oferecem mais vagas e trabalhos mais diversificados.

Os demais são mais específicos: o WWOF, por exemplo, é exclusivo para voluntariados em fazendas orgânicas, e o Trusted Housesitters tem como atividade única cuidar de casas e animais de estimação enquanto seus donos viajam.

Viu só? É só procurar, que você vai achar o melhor site para trocar trabalho por hospedagem 😉

Deixe um comentário