As melhores praias de Arraial do Cabo

As praias de Arraial do Cabo são conhecidas pelo mar cristalino e manso, mas a cidade possui pequena variedade de praias, difícil escolher qual merece uma visita. Neste post destacamos as principais praias, pontos de acesso, características e infraestrutura. A cidade costeira de Arraial do Cabo, fica na região dos lagos e possui somente 33 anos de emancipação de Cabo Frio, fica 164 quilômetros do centro da capital carioca, Arraial recebe muitos turistas principalmente durante o verão para aproveitar suas águas claras, calmas, dunas, ver o pôr-do-sol e realizar passeios de barco. A cidade é pequena não possui grandes hotéis, mas é comum os aluguéis de casas e pousadas ou hospedagem nas cidades vizinhas de Cabo Frio e Búzios. Na cidade existe em torno de 10 praias, poucas são de fácil acesso, é comum o acesso por embarcações em praias mais escondidas como as prainhas do pontal do atalaia e praia do forno ou para os amantes de aventura a chegada pode ser feito por trilhas. O legal é aproveitar das duas maneiras para admirar as paisagens das trilhas e a imensidão do mar.

Prainha

É a praia do centro da cidade, uma praia pequenina possui somente 15 quilômetros de extensão de areia, ideal para famílias e pessoas que procuram um mar calmo, suas águas são azuis cristalinas, mansa e temperatura mais quente do que as outras praias da região. Possui infraestrutura, quiosques e ambulantes por toda a praia, estacionamento próximo e até um loft com vista para o mar, também há diversas casas alugadas para temporadas.

Praia grande

Com 40 quilômetros de extensão de areia, a praia Grande é um paraíso de fácil acesso em Arraial do Cabo, areias claras e finas, mar de águas cristalinas, fica localizada próximo ao centro da cidade, possui comércio ao redor da Orla e estacionamento na avenida da praia proporcionando uma bela vista do mar aberto. A praia se destaca pelo mar aberto de cor transparente com temperaturas extremamente gelada, presença de pequenas Dunas e vegetação na direção Direita da Orla, caminhando para esquerda fica o Mirante da Boa Vista onde é possível ver toda a praia Grande e admirar o famoso pôr-do-sol de arraial do cabo.

Praia dos anjos

A Praia dos anjos é a praia de acesso aos paraísos secretos de Arraial do Cabo, é da onde sai os barcos para a entrada na praia do forno, do pontal do Atalaia e a Ilha do Farol. Seu mar não é apropriado para banho, porém vale a pena assistir o nascer do sol, e tirar umas fotos com as diversas embarcações que flutuam no mar.

Praia do Forno

A Praia do Forno é um dos paraísos de Arraial do Cabo, seu acesso é somente por barco ou trilha, a trilha é de nível fácil, uns 25 minutos vale a pena pela linda paisagem do mirante onde é possível ver toda a praia do Forno e tirar uns minutos para descansar e aproveitar o cenário. Se você optar por ir de barco, o valor é 10 reais por pessoa embarcando da praia dos anjos. A praia do forno é um local que todos que visitam a cidade deveriam conhecer, é uma enseada pequena com vegetação e um mar com águas transparentes e calmas, verdadeiro cenário de filme.

Ilha do Farol

A Ilha da Marinha ou Ilha do Farol, é uma praia totalmente controlada pela Marinha do Brasil seu acesso é somente por embarcações autorizadas pela Marinha, você pode embarcar da praia dos anjos com passeios de 40 minuto o tempo máximo autorizado, pelo valor entre 10 a 15 reais por pessoa ou entre 60 a 80 reais com direito a visita a outras praias. A praia é um lugar secreto com mar manso e transparente sem a presença de ambulantes e infraestrutura, um lugar para descansar e curtir a natureza. Há presença de peixes e é uma das praias mais limpas do país.

Prainhas do Pontal do Atalaia

As praias do Pontal do Atalaia é famosa pela sua escadaria de 255 degraus, digna de um retrato, acesso somente por trilha que pode ser realizada por carro ou pelo mar de barco. A trilha é por uma estrada de terra, é cobrado um valor pelo estacionamento. O pontal do Atalaia é um dos lugares mais belo para visita, o mar é limpo, calmo e de cor azul cristal como em filmes, bem procurada durante altas temporadas é recomendado chegar bem cedo para garantir a visita. A vendedores e algumas barracas para bebida, comida e aluguel de barracas e cadeiras. Vale a pena esperar pelo pôr-do-sol para agradecer a visita na cidade.

Deixe um comentário