Arraial do Cabo

Caribe Brasileiro e Capital do mergulho são alguns dos títulos que recebe a cidade da região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro Arraial do Cabo. Distante 160 quilômetros da capital carioca, essa cidade é um convite para passar horas e mais horas só desfrutando das belas paisagens que, como indica um dos seus títulos, lembram as praias caribenhas. Além de ter acesso fácil e contar com preços vantajosos para os turistas, é ideal para quem busca destinos menos luxuosos, mas que oferecem muita diversão e sossego na dose certa. Por isso, Arraial do Cabo é um dos principais destinos do Brasil, inclusive, aos apreciadores da vida marinha. A questão é que o seu mar é especial, devido ao fenômeno chamado ressurgência que acontece no seu litoral, as águas profundas vem à tona, trazendo uma rica vida marinha. Assim, oferecem um espetáculo à parte para os mergulhadores, que podem se encantar com a sua biodiversidade. Já quem não mergulha pode praticar outros esportes comuns no local, como snorkeling, surf e stand up paddle. Além disso, como indica o seu nome, a cidade é um cabo que adentra o mar, o que significa um pedaço de terra maior do que uma ponta ou pontal. Dessa forma, conta com uma grande enseada onde estão as suas lindas praias.

Onde ficar no Arraial do Cabo

Arraial do Cabo tem atrações turísticas para todos os gostos e bolsos, inclusive, quando se fala em hospedagem econômica. Desse modo, quem gosta de luxo pode não encontrar o que deseja, mesmo assim, a cidade tem acomodações agradáveis para uma boa estadia. Os turistas que preferem conveniência ao escolher uma acomodação podem gostar de ficar no centro de Arraial do Cabo. Embora não possua praias, tem fácil acesso às chamadas praias urbanas, como Prainha, Anjos e Praia Grande, para as quais é possível se deslocar a pé. Também é o local com a maior oferta de bares, restaurantes e comércio em geral. Próxima ao centro está a Praia dos Anjos, mais um local estratégico e muito procurado para se hospedar, sendo que aos arredores da Praça Daniel Barreto localizam-se os bares e restaurantes da cidade mais bem conceituados. Outra facilidade desse bairro é que nele está o cais, da onde saem inúmeros passeios diariamente. Mas é a Prainha considerada a melhor região para se hospedar em Arraial do Cabo, pois está próxima do centro e também possui deliciosas águas quentes e tranquilas para um delicioso banho de mar. Conta ainda com boa infraestrutura de comércio e por tudo isso é a praia certa para famílias que buscam sossego e praticidade. Outra opção semelhante é a Praia Grande, a única de mar aberto, o que resulta em águas frias e mais perigosas. Porém, para se hospedar conta com muitas opções, além de ter uma grande faixa de areia e os melhores quiosques da cidade. Por fim, o Pontal do Atalaia está em uma região mais alta, oferecendo uma vista única da cidade, mas está afastada do restante.

Descubra o que ver e fazer em Arraial do Cabo

As principais atrações de Arraial do Cabo são, sem dúvida, as encantadoras praias, com características para todos os tipos de amantes do mar e da areia. A Prainha, que é uma das primeiras a serem acessadas pelos visitantes é também uma das mais agitadas, com diversos quiosques. Embora urbanizada e movimentada, é uma das mais lindas. Por outro lado, a Praia Brava é ideal para quem busca um pouco de calmaria, pois como diz o seu nome, o mar é bravo e ideal para os surfistas, os principais frequentadores. Mas como é belíssima, vale a pena um passeio em suas areias. Outra praia indicada para a prática de surf é a Praia Grande, que tem ainda imensas dunas e deliciosos restaurantes. Já a Praia dos Anjos é uma colônia de pescadores, onde está o cais da cidade e da onde saem os passeios de barco. A partir dessa praia é possível ir de barco à Praia do Forno, que também pode ser acessada por meio de uma trilha. Suas águas são morninhas e possui um exuberante verde, por isso, é tida como uma das mais belas de Arraial do Cabo. Para chegar à Praia do Farol também é preciso fazer um passeio de barco, pois está na Ilha de Cabo Frio, em uma reserva ecológica. Por isso, briga com a posição de mais bela praia com a do Forno. Já o Pontal do Atalia possui as suas prainhas de areia branca e águas tranquilas e transparentes. Mas a sua principal fama é a de oferecer o mais lindo pôr do sol. Para fazer os passeios de barcos, existe um grande leque de opções, sendo que algumas embarcações oferecem muita calmaria e outras são regadas à música e à bebida. E um dos principais passeios é rumo à Praia do Farol, que está entre os principais pontos turísticos de Arraial do Cabo, onde estão as ruínas do Farol Velho, erguido em 1833. Durante esses passeios é possível mergulhar, mas quem prefere caminhar encontra muitas trilhas para fazer. Conhecer a cultura da região é mais uma ótima opção de passeio em Arraial do Cabo, sendo possível visitar a Casa da Poesia, centro cultural que promove saraus, e o Centro Cultural Manoel Camargo, que conta com exposições. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1506 e o Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira são outros pontos turísticos que devem ser incluídos no roteiro de viagem para Arraial do Cabo.

Como chegar a Arraial do Cabo

Quem deseja chegar a Arraial do Cabo de avião pode usar o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na cidade vizinha, distante 10 quilômetros. Depois, basta pegar um táxi. Já quem chega do sul do país pode se deslocar pela região das Lagos, depois de passar a ponte Rio-Niterói, pela RJ-124. Já de ônibus, existem várias empresas que atendem a cidade, inclusive, uma empresa que faz a conexão de Arraial do Cabo ao Aeroporto Galeão, na capital carioca. Os ônibus chegam ao terminal rodoviário de Arraial do Cabo, na Praia dos Anjos.

1 comentário em “Arraial do Cabo”

  1. Adorei saber um apouco mais sobre o lugar maravilhoso que é Arraial.
    Minha proxima viagem com certeza…
    Conchecer o caribe brasileiro bora!!!!

    Responder

Deixe um comentário